Faça exercícios de gramática e melhore o seu Inglês! (Prof.Newton) #dicasdeinglês

Apesar de muitos alunos torcerem o nariz quando o assunto é gramática, o seu estudo é essencial no aprendizado do inglês. A gramática é a base, a estrutura da língua, as regras de como ela funciona.

Muitas vezes, os alunos de inglês reclamam que não tem muita fluência ou possuem dificuldade de formular frases. Uma das possíveis causas dessa dificuldade está na falta de conhecimentos de gramática.

Mas como estudar gramática de maneira agradável e natural? Existem três maneiras de se estudar gramática: exercícios de gramática, leitura de textos em inglês e escrever textos em inglês. Todas essas três maneiras são interdependentes, ou seja, devem ser feitas ao mesmo tempo pois uma ajuda a outra.

Exercícios de gramática são muito produtivos. Eu sempre recomendo uma gramática com exercícios e respostas para meus alunos estudarem em paralelo ao curso. O objetivo é, através da prática dos exercícios, ir internalizando as regras básicas do inglês. Com um professor ou um amigo para tirar as dúvidas, fazer todos os exercícios de um livro de gramática dá uma grande confiança no aluno, melhorando sua fluência. Muitas vezes falhas na fluência acontecem devido a falta de confiança do aluno na sua própria capacidade de formar frases. A prática de exercícios de gramática ajuda nisso.

A leitura de textos em inglês é essencial para internalizar as regras do inglês. E quanto mais variedade nos textos lidos melhor! Lendo bastando você acaba se acostumando com estruturas como phrasal verbs, preposições depois de verbos, etc.

A escrita em inglês ajuda tanto no aprendizado da gramática quanto no desenvolvimento do “pensar em inglês”. O feedback de um professor ou de um amigo, corrigindo os textos escritos ajuda muito na internalização das regras gramaticais. Lembramos mais os erros que cometemos ao escrever do que simplismente decorar regras gramaticais. Escrever em inglês ajuda também a perder o receio de usar a língua inglesa para abordar temas mais complexos.

Ou seja, além do listening, speaking, writing e reading, o estudo da grammar é essencial!

Você pode fazer exercícios gramaticais de inglês online e gratuitamente nos links abaixo:

http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises_list/alle_grammar.htm

http://englishonline.sites.uol.com.br/english/basic.htm

Um abraço e continue melhorando o seu inglês!

Prof.Newton (prof.newtonrocha@gmail.com)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s